Noticias

 

Kaline P. Furlan é a mais nova professora da TU Hamburgo

https://intranet.tuhh.de/aktuell/pressemitteilung_einzeln.php?id=13812&Lang=en 25/11/2021

Kaline P. Furlan é a mais nova professora do Instituto de Cerâmica Avançada da Universidade Técnica de Hamburgo (TUHH), Alemanha, conforme comunicado de imprensa divulgado recentemente por essa instituição.

A Profa. Kaline concluiu sua graduação em Engenharia de Materiais pela UFSC em 2011, com experiências internacionais na Universidade de Aveiro – Portugal e no Instituto Fraunhofer (IFAM) em Bremen na Alemanha. Concluiu em 2013 e 2016 o mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) na UFSC, respectivamente. O PGMAT é um dos 3 programas da UFSC que tem conceito 7 na CAPES (além dos Programas de Química e de Engenharia Química).

Kaline trabalha na TUHH há cinco anos, vinculada ao Centro de Pesquisa Colaborativa “Tailored, Multiscale Materials Systems”. Para aproximar os alunos de sua pesquisa, a professora os aconselha a observar com atenção: “Olhe ao redor, que materiais você vê e como foram processados?”. Isso porque quase todas as coisas que usamos todos os dias são feitas de determinados materiais e com uma determinada tecnologia de materiais. Canetas esferográficas, por exemplo, têm um invólucro que é produzido por extrusão ou moldagem por injeção. As xícaras em que bebemos nosso café da manhã são geralmente formadas por uma suspensão em pó e depois sinterizadas. E uma substância em que os ingredientes não são tão óbvios de detectar são os protetores solares. Eles geralmente contêm nanopartículas de óxido de titânio de cerâmica que refletem a radiação solar como pequenos espelhos. “O fascinante é que as possibilidades de moldar o futuro ou de tornar o mundo um lugar melhor são infinitas com o desenvolvimento de novos sistemas de materiais. Por exemplo, podem levar a sistemas aprimorados para detecção de vírus e também à eliminação de vírus por meio de filtros ou superfícies ativas nanoestruturadas “, explica Kaline.

A pesquisadora está interessada nos desafios de produzir sistemas inovadores de materiais integrados. Esses sistemas têm propriedades funcionais que resultam da combinação e estruturação hierárquica de diferentes materiais. Podem ser, por exemplo, revestimentos de barreira térmica fotônica que são capazes de refletir calor seletivamente na faixa do infravermelho. Essa reflexão é produzida por uma nanoestrutura de cerâmica produzida sob medida.

Além de participar de projetos de pesquisa na Alemanha e Europa, a Profa. Kaline faz parte da equipe de pesquisadores de dois projetos de cooperação em andamento entre a TUHH e a UFSC (PROBRAL CAPES/DAAD e PIPC CAPES/DFG). Outros projetos de intercâmbio estão sendo articulados entre as duas instituições para os próximos anos.

________________________________________________________________________________

Sobre a Obra
A busca por materiais avançados, cujas propriedades possam ser personalizadas e ajustadas de acordo com a necessidade de cada aplicação, tem despertado o interesse crescente no uso de compósitos poliméricos. Estes compósitos podem ser desenvolvidos através da incorporação de diferentes cargas em matrizes poliméricas, cujas propriedades finais são influenciadas por diferentes fatores relacionados à composição e propriedades dos materiais, bem como, por diferentes variáveis inerentes ao processo de fabricação.
Dentro desse contexto, neste livro são abordados conceitos fundamentais para o entendimento da relação estrutura/propriedade/processamento de compósitos poliméricos, que são cruciais para o desenvolvimento de  materiais avançados. São apresentadas definições sobre os diferentes tipos de materiais compósitos, tais como, compósitos particulados, fibrosos e híbridos, estruturas sanduíches e nanocompósitos.
São destacados aspectos importantes sobre diversos tipos de fibras, tais como, vidro, carbono, aramida e vegetais, assim como, a influência da configuração geométrica de tecidos, pré-formas, mantas, fibras uni e bidirecionais no processamento e nas propriedades finais dos compósitos.

_________________________________________________________________________________

 

PGMAT se destaca em novo índice de desempenho científico

 

Como divulgado em Notícias da UFSC, o recém-publicado Alper-Doger Scientific Index, um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cientistas individuais, destaca pesquisadores da UFSC como Top Scientists. No AD Index, o PGMAT está representado por 10 professores (ordem que aparecem na lista, com respectivo índice h):

O AD Index é baseado em dados do Google Acadêmico: índice h, número de citações e índice i10, respectivamente, em seus valores totais e nos últimos 5 anos. Além disso, é calculada a relação entre o valor dos últimos 5 anos e o valor total dos índices acima mencionados. Dos índices citados, o mais conhecido é o índice h, que se determina com base no número de trabalhos citados pelo menos h vezes. Para atingir um índice h alto, um acadêmico deve ter muitos trabalhos publicados, em geral artigos, e ter recebido um grande número de citações. Por exemplo, um valor de índice h de 15 indica que o pesquisador recebeu pelo menos 15 citações para cada um dos 15 artigos publicados. Já o índice i10 se refere ao número total de trabalhos científicos de um autor que receberam ao menos 10 citações. No caso do Google Acadêmico, esses índices levam em conta além dos artigos outros trabalhos científicos como livros, capítulos de livro ou patentes.

Usando um total de 9 parâmetros combinados, o AD Index mostra a classificação de um cientista individual por 12 áreas (Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia, Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Outros).

No grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão listados os 10.000 cientistas de maiores índices AD, sendo 3192 desses brasileiros, o 2º país com maior número de cientistas, atrás apenas da China, com 3908 representantes. Nessa lista, a UFSC é a universidade número 24 dentre 1033 instituições, com 72 cientistas de várias áreas.

Já o grupo “América Latina” inclui os 10.000 autores de 12 países latino-americanos com maiores índices AD. Nesse caso, a grande maioria (7656) são brasileiros, sendo a Argentina o 2º país com maior número de cientistas, com 838 representantes. Nessa lista, a UFSC se destaca ainda mais, sendo a universidade número 10 dentre 453 instituições, com 165 pesquisadores.

Por fim, em outra lista referente ao Brasil apenas, foram considerados os cientistas de universidades do nosso país presentes, respectivamente, dentre os 10.000 e 100.000 top scientists de todo o mundo. Dentre os 10.000, há apenas um vinculado à UFSC: Joao Batista Calixto (número 5675), que atua nas Ciências Farmacêuticas. Já dentre os 100.000 mais importantes em nível mundial, a UFSC tem 62 representantes, com destaque para as áreas de Medicina/Ciências da Saúde (17), Ciências Naturais (13) e Engenharia/Tecnologia (10). A lista completa relativa à UFSC, bem como de outras universidades, pode ser acessada diretamente no website do AD Index. O site permite também eventuais correções ou inclusões de dados por indivíduos ou instituições.

________________________________________________________________________________

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceu o troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital, na categoria “Academia e Inovação Aberta Científica”. A cerimônia de premiação aconteceu na quinta-feira (08/04), pelo canal do YouTube da ArcelorMittal.

O prêmio faz parte do Programa iNO.VC de Inovação Digital do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, criado no ano passado com o objetivo de reconhecer os destaques de 2020 dos ecossistemas de inovação de Santa Catarina e do Espírito Santo.

Para o Secretário de Inovação da UFSC, Prof. Dr. Alexandre Moraes Ramos, a parceria entre universidade e empresa permite que a universidade desenvolva suas ações de ensino, pesquisa e extensão, além de formar profissionais cada vez mais capacitados para atuar na indústria e no mercado. “Esse prêmio demonstra que a relação entre universidade e empresa é viável, profícua e pode gerar resultados significativos tanto para a empresa quanto para a universidade”, comemorou o Secretário.

A ArcelorMittal – empresa multinacional de aço fundada em 2006 em Luxemburgo –  possui projetos em parceria com a UFSC, com destaques para projetos conduzidos pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Silva de Oliveira do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, da UFSC – Campus Florianópolis e Prof. Dr. Modesto Hurtado Ferrer, do curso de Engenharia Automotiva da UFSC – campus Joinville.

“Esta parceria, durante estes anos mostrou-se uma experiência agradável e enriquecedora, pois ambas as partes aprenderam, a UFSC propiciou aos estudantes capacitação teórica para soluções de problemas e a ArcelorMittal  mostrou-nos a realidade e as demandas da indústria” lembrou o professor Carlos Augusto.

Confira no vídeo abaixo, as palavras do Secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, a respeito da premiação: https://www.youtube.com/watch?v=yuDpmCO8XzQ

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PGMAT oferta cursos de pós-graduação stricto sensu nas modalidades de mestrado e doutorado, e vagas para Pós-mestrandos e Pós-doutorandos

Avaliado com nota máxima pela CAPES, são 27 anos com uma trajetória de sucesso.

__________________________________________________________________________

A Professora Dra. Naiane Paiva Stochero recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2020, na área de Materiais, pelo “Desenvolvimento de espumas de casca cerâmica obtidas por espumação direta e gelcasting para produção de queimadores porosos radiantes”. A tese foi desenvolvida no VITROCER (Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos) e defendida em 2019, no âmbito do PGMAT (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Sob a orientação do supervisor do VITROCER, Prof. Dr. Antonio Pedro Novaes de Oliveira, e coorientação da Dra. Elisângela Guzi de Moraes, Naiane desenvolveu novo material e seu processo de síntese, e aplicou técnicas avançadas de caracterização que envolviam aspectos do uso final do material, obtendo assim um resultado mais próximo à aplicação final. Em resumo, espumas cerâmicas obtidas a partir do reaproveitamento da casca cerâmica (resíduo proveniente do processo de fundição de precisão) foram processadas por meio de espumação direta e gelcasting de proteínas, processos não convencionais, para a produção de queimadores porosos radiantes. Os resultados mostraram que as espumas de casca cerâmica produzidas apresentam-se em uma faixa de permeabilidade típica de espumas de réplica polimérica e, portanto, são adequadas para a aplicação em queimadores porosos radiantes. O potencial de aplicação dos queimadores porosos produzidos incluem diversos processos industriais, tais como cozimento de alimentos, têmpera de vidros e tratamento térmico de metais, pois operaram em condições semelhantes aos queimadores convencionais, além de resistirem aos ciclos térmicos e às temperaturas impostas.

(a) Fotografia e (b) Micrografia óptica da estrutura típica das espumas de casca cerâmica.

 

Em nota, a Capes afirmou que a contribuição de Naiane é de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. “Além disso, foram publicados 7 artigos indexados em revistas internacionais, o que atesta a qualidade  do trabalho. Outro ponto importante é que quase em seguida à conclusão do doutorado, Naiane foi contratada por Universidade de nosso Estado”, acrescenta o Prof. Antônio Pedro, referindo-se ao fato de que sua ex-aluna hoje é professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UNIASSELVI, na modalidade Ensino a Distancia. Vale lembrar que Naiane fez doutorado e pós-doutorado no PGMAT, detentor de nota máxima (7) segundo avaliação da Capes, agência federal que avalia os cursos brasileiros de pós-graduação.

Sobre o Prêmio CAPES de Teses

De acordo com a Capes, a atual edição do prêmio registrou o maior número de inscrições da história: 1.421 teses foram submetidas à avaliação. Ano passado foram 1.142 e, na primeira edição, em 2006, apenas 228. “A quantidade crescente de teses mostra o apreço contínuo da Capes pela qualidade e pela competitividade da pós-graduação brasileira. Parabenizo a todos os participantes, em especial os vencedores, que se sobressaíram em um certame cada vez mais numeroso”, afirmou o presidente da instituição, Benedito Aguiar.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC

__________________________________________________________________________

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, identificou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Para tal, foi realizada a análise métrica das citações da base de dados Scopus até 2019. Tal estudo, denominado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” foi publicado no Journal Plos Biology em 16 de outubro último.

O estudo trabalha com dois rankings distintos, um que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira (ver tabela S6) e outro ranking que analisa os impactos das pesquisas durante o ano de 2019 (ver tabela S7). A UFSC tem 15 representantes no primeiro ranking, e 20 pesquisadores no segundo, dentre os quais o Prof. Dachamir Hotza, docente permanente do PGMAT. Leia o seu depoimento a seguir:

“Para mim, é uma honra e uma alegria estar na lista dos 20 colegas da UFSC, cujas pesquisas têm um impacto importante no mundo em 2019. É uma feliz coincidência que, justamente neste momento, estejamos discutindo no PGMAT o processo de autoavaliação de docentes e do próprio Programa, no sentido de sempre melhorarmos nosso desempenho. Por outro lado, é importante ressaltar que critérios são sempre discutíveis e podem deixar de fora aspectos importantes da vida de um pesquisador. Por exemplo, considerando outros critérios (índice h, índice m, número de citações, tempo de carreira), outros colegas do PGMAT têm índices fantásticos, dignos de homenagem e de destaque. Mais que tudo, acho que devemos ter bons exemplos, dentro e fora de nossa universidade, e trabalhar cooperativamente, em especial no nível internacional. Last but not least, na minha carreira em particular, uma parte significativa da minha atuação e produção como pesquisador está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ), o qual, tal como o PGMAT, é um dos 3 programas de pós-graduação da UFSC que têm conceito 7 na CAPES, característica de seu nível de excelência. Assim, uma conquista como essa nunca é individual, como não são os nossos trabalhos acadêmicos. Portanto, parabéns a tod@s!” Prof. Dr. Dachamir Hotza

A lista completa dos professores da UFSC citados como mais influentes está disponível em:

__________________________________________________________________________

 

ALUNO DE DOUTORADO DO PGMAT  ANTONIO AUGUSTO MORINI  FAZ SUA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO NA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO INSTITUTO POLITÉCNICO D VIENA DO CASTELO – PORTUGAL

No dia 22 de fevereiro de 2019, no âmbito do Projeto FCT/CAPES Cooperação Transnacional – Acordos Bilaterais, estabelecido entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Universidade Federal de Santa Catarina do Brasil, realizaram-se as primeiras provas de doutoramento no IPVC, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), o mestre António Augusto Morini defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento, intitulada “Pré-avaliação da energia incorporada e da pegada de carbono como requisitos para seleção de materiais nas fases iniciais do desenvolvimento de produtos”, tendo, assim, obtido o grau de “doutor em Ciência e Engenharia de Materiais”.

Foi coorientador do doutorado o Prof. Manuel Ribeiro (ESTG-IPVC).

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/estg/estg_noticias/2019/estg_defesa_doutoramento

__________________________________________________________________________

 

Entre os dias 16 e 20 de setembro os membros do laboratório: Priscila Gonçalves, Guilherme Neves, Thiago Lamin, Keli Damin, Nicolás Araya e João Dudy juntamente do professor Aloísio Nelmo Klein estiveram presentes no XVII Encontro Brasileiro de Pesquisa em Materiais (MRS) organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS) na cidade de Natal.
No evento os membros apresentaram trabalhos e o professor Aloísio N. Klein recebeu o prêmio SBPMat de reconhecimento pelo desempenho acadêmico e contribuição em pesquisa em Materiais!
Segundo o professor, um dos diferenciais das pesquisas realizadas na UFSC envolvendo materiais está no caráter multidisciplinar. “Compõem a equipe físicos, químicos e engenheiros, pois a área de materiais é transversal e busca a melhora contínua e eficiente do uso desses materiais”. Sobre a conquista do prêmio, o pesquisador diz que somente foi possível porque “sempre contou com estudantes e colegas competentes junto à equipe”.

__________________________________________________________________________

ALUNA GANHA PRÊMIO NO SBPMAT 2017

A aluna de doutorado Zeane Vieira Borges do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT – UFSC), recebeu o Prêmio Bernhard Gross, referente ao melhor pôster do simpósio F (Materials science at high-pressure conditions) intitulado: High pressure structural study of nanostructured SnSe2. Este trabalho faz parte de sua tese de doutorado, orientado pelos professores João Cardoso de Lima (orientador) e Claudio Michel Poffo (co-orientador). As medidas foram coletadas na linha XDS do Laboratório Nacional de Luz Sínctron (LNLS) localizado na cidade de Campinas – SP.

__________________________________________________________________________

Vencedor do Grande Prêmio Capes de 2015

No dia 10 de dezembro, aconteceu, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a entrega dos Prêmios e Grandes Prêmios Capes de Tese. O ganhador do Grande Prêmio Capes de Tese Aziz Nacib Ab’Sáber, referente ao grupos das grandes áreas de avaliação Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar – Materiais e Biotecnologia, Edroaldo Lummertz da Rocha,

Edroaldo Lummertz da Rocha foi o vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese Aziz Nacib Ab’Sáber (Foto: Arquivo Pessoal)

Edroaldo foi premiado no Prêmio Capes de Tese na área de Materiais, com a tese “Interações Nanopartícula-Células e Biomaterial-Células Induzem Mudanças Globais em Programas de Expressão de Genes” e enviou a vídeo-aula para concorrer ao Grande Prêmio. O trabalho do autor investigou, por meio do desenvolvimento e utilização de métodos de química computacional e biologia de sistemas, quais processos celulares são alterados ou apropriadamente recapitulados quando nano-biomateriais interagem com células. Além disso, foi desenvolvido um novo algoritmo para a engenharia de populações celulares clinicamente relevantes e com potencial aplicação em medicina regenerativa.

O vencedor foi orientado por Carlos Renato Rambo, coorientado por Luismar Marques Porto (Foto: Haydée Vieira – CCS/Capes)

__________________________________________________________________________

Aluno do PGMAT/UFSC desbanca 150 candidatos e é contratado por universidade holandesa.

Após fazer o Ensino Médio e o Ensino Fundamental em escolas públicas, a graduação e uma pós-graduação na UFSC, o Engenheiro de Materiais Daniel dos Santos Avila foi contratado pela Universidade Técnica Delft (Holanda) para trabalhar numa pesquisa voltada a desenvolver novos tipos de aços de alta resistência, tendo concorrido com 150 candidatos à vaga.

Ele também fará doutorado na universidade, a partir de outubro, e por isso está comemorando a exitosa defesa de sua dissertação de mestrado na área de Metalurgia do Pó, nesta segunda-feira, dia 31.

A tempo de assumir a vaga de pesquisador em Delft, Daniel finalizou o trabalho “Desenvolvimento de compósito de matriz ferrosa reforçada por carbeto de Nióbio formado in situ durante a sinterização”, orientado pelo Prof. Dr. Aloisio Nelmo Klein, coordenador do LabMat (Laboratório de Materiais) e docente do PGMAT (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC).

Mesmo durante a pandemia, por vídeo conferencia, ele defendeu a dissertação perante uma banca que incluiu o Prof. Dr. Joao Batista Rodrigues Neto (Coordenador do PGMAT) e o Prof. Dr. Daniel Rodrigues (BRATS e IPT- SP), além do Prof. Klein (Presidente da banca) e do Prof. Dr. Cristiano Binder (Suplente).

__________________________________________________________________________

RENAN OSS GIACOMELLI foi premiado na SVC TECHCON 2016 que aconteceu em maio de 2016 em Indianápolis-IN nos EUA. O prêmio tem por objetivo incentivar jovens pesquisadores com potencial de diversas partes do mundo a participar e fazer parte desta comunidade científica

O projeto ganhador, com o título “PLASMA NITRIDED + DLC: A MULTIFUNCTIONAL COATING ON GRAY AND NODULAR CAST IRONS”, faz parte da parte de pesquisa em tratamentos superficiais a plasma para obtenção de filmes finos do Laboratório de Materiais (LabMat), e foi orientado pelo Prof. Dr. José Daniel Biasoli de Mello e pelo Dr. Cristiano Binder. O projeto faz parte de uma das linhas do LabMat, liderado pelo Prof. Dr. Aloísio Nelmo Klein.

__________________________________________________________________________

O aluno Pedro Henrique Teshima Shioga foi agraciado com o premio na SVC TechCon 2014  (Society of Vacuum Coaters Technical Conference) oferece para estudantes participantes realizada em Chicago, Illinois, USA, em maio de 2014. A disputa bastante acirrada teve concorrentes do mundo todo e teve como base a analise do mestrado (orientado pelo Prof. Jose Daniel Biasoli de Mello e Dr. Cristiano Binder) e o artigo “Plasma nitriding as load bearing layer for DLC coatings applied to soft substrates” a ser apresentado na conferencia.

__________________________________________________________________________

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Cristiano Binder, o Prêmio Capes de Tese 2010 da área de Materiais pela tese “Desenvolvimento de novos tipos de aços sinterizados autolubrificantes a seco com elevada resistência mecânica aliada a baixo coeficiente de atrito via moldagem de pós por injeção”, defendida no ano de 2009, sob orientação do professor Aloísio Nelmo Klein, do Programa de Pós-Graduação de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 01/12/2011, seção 1, páginas 41 e 42, e se encontra disponível no site:http://www.capes.gov.br/premios-capes-de-teses. Constitui-se o Prêmio de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, conforme especificado no Edital nº 56/2010, publicado no DOU de 26/08/2010.

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília no dia 15 de dezembro de 2011, conforme programação, em anexo. A CAPESarcará com as despesas de passagens e diárias para o autor e o orientador e, para isso, será necessário o preenchimento do formulário de passagem em anexo, que deverá ser encaminhado para o e-mail premiocapes@capes.gov.br até o dia 05/12Ressalto que a reserva de hotel não será feita pela CAPES, sendo de responsabilidade do interessado.

__________________________________________________________________________

Prêmio destaque pesquisador UFSC 2011

O Prêmio Destaque Pesquisador vai homenagear 10 professores no dia 19 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos, a partir de 18h30min, em cerimônia conjunta com a abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica da UFSC. O professor Aloísio Nelmo Klein que foi o indicado no Centro Tecnológico como Pesquisador Destaque UFSC 2011, já orientou 60 estudantes de iniciação científica, 28 mestrandos e outros 21 doutorandos, além de nove pós-doutorandos. Intermediou a ida de mais de 100 estudantes para o exterior, para a realização de estágios, intercâmbios, mestrados e doutorados. Além da contribuição à formação de recursos humanos, pesou em sua escolha a relevância de sua pesquisa, que já resultou na aprovação de sete patentes, no Brasil e no exterior, além de seis em tramitação.